União e modernização para enfrentar os desafios do setor

Palavra do Presidente

O ano de 2018 foi um período de intensos desafios para o Sinaees-PR. Com o término das contribuições sindicais, que até 2017 eram compulsórias e emitidas pela própria Federação das Indústria do Estado do Paraná (Fiep) às empresas do setor de atuação, todos os Sindicatos Patronais apresentaram uma grande redução de receita.

Mas, o Sinaees-PR já tinha começado a se preparar para esse novo cenário, que já era previsto depois da reforma trabalhista que entrou em vigor no final de 2017. Nos reiventamos e buscamos o fortalecimento do nosso setor como o associativismo. As empresas passaram a fazer sua contribuição por decisão própria e soberana e não mais compulsória.

Dentro dessa nova perspectiva, realizamos uma série de ações para agregar ainda mais valor no atendimento aos nossos associados. Nossa sede foi reformada para se tornar mais ampla e adequada para receber eventos, encontros e reuniões das empresas. A comunicação foi aprimorada, com a modernização do nosso site e lançamento da revista, para divulgar as notícias do setor de forma mais efetiva e agilizada.

Também foi lançado um portal de transparência, no qual os associados podem acompanhar a atuação do Sinaees-PR, assim como acessar nossas prestação de contas, custos operacionais e de colaboradores – ou seja, toda a destinação dos recursos que recebemos.

Em março, participamos do Smart City Expo, evento internacional sobre cidades inteligentes que ocorreu em Curitiba. Com isso, foi possível proporcionar maior visibilidade aos nossos associados, além de conhecer mais as tendências sobre o futuro da indústria eletroeletrônica dentro deste mundo novo onde a revolução digital já é um fato. Nesse contexto, trabalhamos intensamente junto à Fiep para auxiliar no desenvolvimento de startups voltadas à criação de projetos inovadores aplicáveis ao conceito das cidades inteligentes, programa este que já está em andamento.

Contudo, as atividades não param por aí! Continuamos com a realização de novas ações para auxiliar as nossas associadas. Já está sendo implementado um Sistema de Compliance e Código de Conduta, afinal, devemos cumprir com o nosso objetivo estatutário de estimular e zelar pela seriedade nos processos de relacionamento entre as nossas associadas e empresas terceiras, tanto dos setores público quanto no privado, além de garantir a conduta correta de nossos diretores e colaboradores, combatendo todo e qualquer ato que contrarie os princípios de ética empresarial, social ou política.

Em nosso planejamento, ainda estão previstas palestras, treinamentos e encontros dos profissionais sempre sobre temas de interesse ou que geram dúvidas entre nossas associadas.

Seguimos nossa caminhada para a expansão do nosso setor. Uma indústria eletroeletrônica forte é o nosso lema para o futuro. Temos a certeza de que quando nos organizamos e nos reunimos, conseguimos defender os nossos direitos e fazer a nossa voz ser ouvida e defender uma indústria forte. Por isso, nossa união é fundamental!

Boa leitura e até mais!

Álvaro Dias Júnior
Presidente do Sinaees-PR